|
Roma acorda trocando votos e figos com mel. Um homem de quase setenta anos desce ao aqueduto e entra na água antes de qualquer promessa.
Roma, calendas de janeiro. A cidade acorda em ritual. Os cônsules do ano tomam posse, a procissão sobe ao Capitólio e ninguém trata a data como um dia comum, porque o começo é lido como presságio do resto.
Nas ruas circulam as strenae, os presentes obrigatórios da manhã: tâmaras, figos secos e um pote de mel, muitas vezes com uma moeda de bronze junto. A lógica é literal. O doce entregue na entrada do ano deveria contaminar os outros trezentos e sessenta e quatro dias.
Há um detalhe do costume que interessa mais que o mel. Naquele dia ninguém trabalhava de verdade, mas quase todo mundo executava um pedaço simbólico do próprio ofício: o magistrado abria uma audiência de minutos, o comerciante fechava uma venda mínima, o escriba escrevia algumas linhas e parava.
Ovídio registrou o motivo nos Fastos, por volta do ano 8. O começo ocioso contamina o ano inteiro, então convinha que o primeiro dia já contivesse uma amostra executada do trabalho que viria.
No meio dessa manhã, um homem sai de casa e desce para o Campo de Marte.
O destino é a água da Virgo, o aqueduto que Agripa entregou à cidade em 19 antes de Cristo. O conduto tinha pouco mais de vinte quilômetros e corria quase todo enterrado, o que fazia a água chegar em Roma sem o sol ter tocado nela.
No frio úmido do inverno, a Virgo entregava o banho mais gelado que a cidade tinha, a céu aberto, para quem tivesse estômago.
O homem não faz discurso, não convoca ninguém e não anuncia nada. Ele salta.
Não é um banho tomado aos poucos, com o corpo se acostumando na borda enquanto a cabeça negocia. É um salto, e o verbo que ele usou depois para descrever a cena é exatamente esse.
Quem salta é Sêneca. Sexagenário, asmático a ponto de chamar as próprias crises de ensaio do fim, dono de uma das maiores fortunas do império e de casas com água aquecida por baixo do piso. A descida era escolha, nunca falta de alternativa.
Anos depois, numa carta a Lucílio, ele conta o que aconteceu com o costume.
|
“Eu, aquele que costumava saltar no canal nas calendas de janeiro, que no ano novo mergulhava na Água Virgem, mudei o acampamento primeiro para o Tibre e depois para esta tina que, nos meus dias mais fortes, é aquecida só pelo sol.”
Sêneca, Cartas a Lucílio, carta 83, c. 64 d.C.
|
A confissão é do tipo que a maior parte das pessoas apagaria. O corpo cobrou a conta e o ritual encolheu duas vezes: da água do aqueduto para o rio, do rio para uma tina morna.
Ele escreveu assim mesmo, com endereço e ordem cronológica, sem transformar a retirada em sabedoria adquirida.
O que sobreviveu à velhice dele não foi a temperatura da água. Foi a sequência dos fatos. No primeiro dia do ano, antes de qualquer voto, existia um ato executado com hora marcada.
A água gelada era apenas o modo mais honesto de tornar o ato impossível de fingir. Ninguém sai da Virgo em janeiro achando que talvez tenha entrado.
|